Analise de Processo Cross-Docking
Analise de
processo Cross- Docking
Empresa base
de informação: Braspress
Introdução:
A
Braspress
Filial no Rio de Janeiro da
empresa abriga o maior sistema automatizado de separação de mercadorias da
América Latina e permite a gigante das encomendas expressas a operar o cross-docking em tempo recorde, com
grandes ganhos de produtividade e eficiência. Sistema utiliza medição e pesagem
precisas dos volumes e evita perdas da ordem de 15% no faturamento das
operações.
Definição de Cross-Docking
*O Cross-Docking opera
transferindo a mercadoria diretamente da área de recebimento para a área de
embarque, sem armazená-la, fazendo com que a mesma tenha continuidade até seu
destino.
Visualização do Cross-Docking
Filial de Sorocaba – SP da
Transportadora Braspress
No armazém da respectiva
filial, as docas de transferência são devidamente nomeadas para cada operação
de embarque ou desembarque. Em um ato de cross-docking quando veículos de médio
porte, tocos e ¾, ou até mesmo carretas, retornam com coletas realizadas na
região, o processo de cruzamento de docas se inicia após a descarga da mercadoria
que é realizado por motoristas, ajudantes e conferentes, passando por todo um
processo de tratamento, tendo uma sequencia iniciando por lançamento manual de
dados da mercadoria em sistema integrado, ou via arquivos EDI, que em cargas de
maiores volumes, onde muitas notas fiscais devem ser lançadas no sitema
manualmente, pode ser substituído esse processo pela a importação de dados, que
é de suma importância para diminuir em grande escala o armazenamento tendo mais
agilidade no processo do cross-docking, pois o tempo de importação de
informação é extremamente rápido, em seguimento é realizada a impressão de
etiquetas e etiquetagem manual, embarque automático ou manual via sistema, movimentação
hidráulica da carga paletizada, transferência manual para tratamento, bipagem com
coletor de informação sem fio por código de barras UPC, pesagem, cubagem, após
esse processo é liberada a documentação(CTRC), consolidação, embarque virtual por
coletor de dados, embarque físico com a distribuição manual, fracionando a
carga manualmente e por meio de esteiras flexíveis com roletes direcionados,
carregando em distribuição para destinos diferentes embarcados, para os
respectivos veículos, que são de maiores portes, truck’s e carretas, com
variação para menores portes. Toda essa movimentação/processo é realizada
aproximadamente em um tempo de seis horas, para fracionar em carregamento toda
a carga coletada na região no dia. Após o baú lacrado, o motorista é liberado com
toda a documentação necessária( CTRC’s, Vale Frete e manifesto da carga) para o
transporte das mercadorias carregadas.
Essa carga carregada
fracionada, em continuidade desse mesmo processo descrito de outra filial para
a filial de Sorocaba, também passa por um processo de cross-docking, onde é
realizada a descarga dos materiais, com desembarque por coletor de dados, caixa
por caixa e também utilizando de esteiras flexíveis com roletes, distribuindo paletizando
manualmente a carga por rotas de entrega, que após cada pallet preenchido, são
feitas as movimentações dos mesmos até suas devidas docas de região especifica.
Em cada doca é alocado um veículo para o carregamento, o material é embarcando
via sistema integrado por meio de coletor de dados em código de barras, esse
material é carregado manualmente por seus respectivos motoristas ajudantes e
conferentes, para ser realizada a entrega ao destino final da mercadoria.
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