sábado, 6 de abril de 2019

Analise de Processo Cross-Docking


Analise de Processo Cross-Docking




Analise de processo Cross- Docking
Empresa base de informação: Braspress

Introdução:
A Braspress
Filial no Rio de Janeiro da empresa abriga o maior sistema automatizado de separação de mercadorias da América Latina e permite a gigante das encomendas expressas a operar o cross-docking em tempo recorde, com grandes ganhos de produtividade e eficiência. Sistema utiliza medição e pesagem precisas dos volumes e evita perdas da ordem de 15% no faturamento das operações.

Definição de Cross-Docking
*O  Cross-Docking opera transferindo a mercadoria diretamente da área de recebimento para a área de embarque, sem armazená-la, fazendo com que a mesma tenha continuidade até seu destino.


Visualização do Cross-Docking
Filial de Sorocaba – SP da Transportadora Braspress
No armazém da respectiva filial, as docas de transferência são devidamente nomeadas para cada operação de embarque ou desembarque. Em um ato de cross-docking quando veículos de médio porte, tocos e ¾, ou até mesmo carretas, retornam com coletas realizadas na região, o processo de cruzamento de docas se inicia após a descarga da mercadoria que é realizado por motoristas, ajudantes e conferentes, passando por todo um processo de tratamento, tendo uma sequencia iniciando por lançamento manual de dados da mercadoria em sistema integrado, ou via arquivos EDI, que em cargas de maiores volumes, onde muitas notas fiscais devem ser lançadas no sitema manualmente, pode ser substituído esse processo pela a importação de dados, que é de suma importância para diminuir em grande escala o armazenamento tendo mais agilidade no processo do cross-docking, pois o tempo de importação de informação é extremamente rápido, em seguimento é realizada a impressão de etiquetas e etiquetagem manual, embarque automático ou manual via sistema, movimentação hidráulica da carga paletizada, transferência manual para tratamento, bipagem com coletor de informação sem fio por código de barras UPC, pesagem, cubagem, após esse processo é liberada a documentação(CTRC), consolidação, embarque virtual por coletor de dados, embarque físico com a distribuição manual, fracionando a carga manualmente e por meio de esteiras flexíveis com roletes direcionados, carregando em distribuição para destinos diferentes embarcados, para os respectivos veículos, que são de maiores portes, truck’s e carretas, com variação para menores portes. Toda essa movimentação/processo é realizada aproximadamente em um tempo de seis horas, para fracionar em carregamento toda a carga coletada na região no dia. Após o baú lacrado, o motorista é liberado com toda a documentação necessária( CTRC’s, Vale Frete e manifesto da carga) para o transporte das mercadorias carregadas.
Essa carga carregada fracionada, em continuidade desse mesmo processo descrito de outra filial para a filial de Sorocaba, também passa por um processo de cross-docking, onde é realizada a descarga dos materiais, com desembarque por coletor de dados, caixa por caixa e também utilizando de esteiras flexíveis com roletes, distribuindo paletizando manualmente a carga por rotas de entrega, que após cada pallet preenchido, são feitas as movimentações dos mesmos até suas devidas docas de região especifica. Em cada doca é alocado um veículo para o carregamento, o material é embarcando via sistema integrado por meio de coletor de dados em código de barras, esse material é carregado manualmente por seus respectivos motoristas ajudantes e conferentes, para ser realizada a entrega ao destino final da mercadoria.

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