Gestão de Marketing
Os 10 pecados mortais do Marketing
Introdução
Situação atual do marketing
Na introdução do livro em inicio temos o quanto as
empresas estão utilizando erroneamente das estratégias de marketing, mostrando
as aspectos importantes que deveriam ser analisados para que as estratégias e
implementação das mesmas sejam eficazes, sem deixar de explorar todo o globo
dos 4 p's, e não apenas visando como foco a Promoção do produto ou serviço. Identificando
erros de grandes relevâncias que levam uma empresa a não ter eficácia satisfatória
em relação a sua exploração de marketing.
CAP. 1 - A empresa não é suficientemente focada no marketing e orientada
para o cliente.
Saber quem é o seu público-alvo.
Saber quem é seu público-alvo, qual seu foco de venda,
para quem em especifico seu produto é de maior interesse mesmo sendo para
utilidade de qualquer individuo, entender a maneira de como direcionar seu
produto aos clientes de interesses em comuns. Tendo gestores com
direcionamentos de responsabilidades em segmentos específicos no marketing
alçaria uma possibilidade de tomada de decisões com maior precisão e agregação
de conhecimento relacionado ao caso em solução. Focando em um especifico
segmento se lançando como especialidade, é mais fácil se tornar o melhor no
fornecimento do produto ou serviço.
Verticalizar as vendas,
de maneira que os vendedores conhecem as necessidades do cliente por ter estado
no outro lado da moeda, ter trabalhado em algo relacionado ao mercado em
exploração para sua venda em especifico. A falta de Orientação aos funcionários
de que ele é como um todo dentro da empresa, um atendedor ao cliente.
CAP 2 – Sua empresa n’ao tem um entendimento completo do seu
público-alvo
Conhecer seu cliente para se ter insight/ idéias/ instrospeccão/
realce na criação de necessidades, para poder atender um alvo em massa. Ter um
CRM é de suma importância nesse aspecto para diluir informações sobre o público
atendido, e também juntamente com variedades de pesquisas sobre as necessidades
do cliente relacionado ao produto a ser lançado ou modificado, e criar interação
do produto com o cliente para que o mesmo possa se atrair a necessidade de obtê-lo.
CAP 3 – Sua empresa precisa definir melhor e monitorar os concorrentes
Saber quem são seus competidores diretos e indiretos
de mercado, saber qual é a maneira de pensar e agir da concorrência, usar de
benchmark. Se atualizar em relação as novidades do mercado, as novas
tecnologias, que por sua vez são mais ameaçadoras do que o já existente em
mercado.
CAP 4 – Sua
empresa não tem administrado adequadamente...
O intermédio de qual maneira seu
produto [e tratado para chegar ao seu destino, ao seu cliente final, é de
grande importância a escolha de fornecedores que podem ser capazes de melhor
execução do que sua própria empresa, mantendo um relacionamento mais próximo
com esses fornecedores, visando que com esse gasto, você estará agregando valor
a continuidade do seu serviço ou produto.
CAP 5 – Sua
empresa não é boa em encontrar novas oportunidades
Inovar é um gancho para direcionar a
empresa a novas oportunidades, sempre
gerenciando o processo de inovação, abrindo assim a existência de novas chances
que o mercado irá proporcionar, criando necessidades de consumo ainda não
existentes.
CAP 6 – O
processo de planejamento de marketing de sua empresa é deficiente
Ter o plano
de estratégia bem elaborado, para não aparecerem buracos de deficiência no meio
do processo em execução, traçando antes seqüência executável, estabelecendo
regras e padrões validos a serem seguidos para obter sucesso.
CAP 7 – As
políticas de produtos e serviços de sua empresa precisam de ajustes
Voltar ao foco quando não está mais
em alta, deixar de realizar, velhos hábitos, os que não atraem mais os retornos
compensativos, criando uma nova visão de mercado, utilizando a venda cruzada, produto
correlacionado ao produto de venda.
CAP 8 – A
capacitação de construção de marcas e de comunicação de sua empresa é
deficiente
Saber colocar o nome da sua empresa,
marca ou produto em diferencial, na frente dos outros, em preferência de
consumo, sabendo a maneira correta de direcionar a alavanca para elevar o nome
de venda, produto ou serviço.
CAP 9 – Sua
empresa não está bem organizada para a pratica eficiente...
Ter um profissional eficaz na
atuação de administrador do marketing na empresa irá trazer controle da qualidade
sobre seu produto ou serviço, onde ele poderá direcionar funções especificas
para cada necessidade dentro da sua empresa para pesquisar os focos necessários
a se atentar.
CAP 10 –
Sua empresa não usou ao Maximo a tecnologia disponível
Utilizar meios de comunicação
populares via Internet, para expor seu nome de mercado, é de retorno rápido e
eficiente, principalmente para atingir os públicos jovens, que por sua vez tem
maior concentração em redes de comunicação via Internet.
Usar de tecnologia para comunicação
interna em sua empresa será um passo a frente para o crescimento e
desenvolvimento. Utilizando tecnologia, certamente irá proporcionar a redução
de funcionários que serão substituídos por programas, softwares que proporcionaram
a execução de tarefas, bem como levantamento de dados e cálculos de graus,
escalas e níveis.
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